quinta-feira, 22 de abril de 2010

Educação Diferencial em Séries Iniciais?

A mobilidade espacial é um processo histórico e se manifesta de diversas formas e seus reflexos são sentidos em vários setores da sociedade fronteiriça local. No Ensino Fundamental, sobretudo, a presença de alunos bolivianos, evidencia as lacunas do sistema brasileiro de ensino no que tange à abordagem de especificidades, ou seja, da diferença.
O Projeto Político Pedagógico da maioria das escolas de Guajará-Mirim não é preparado para atender essas especificidades, pois é preparado para alcançar a generalização, ou seja, a maioria dos alunos, sem evidenciar a presença do aluno "diferente"aos demais. As nossas pesquisas indicam que a escola brasileira da rede municipal não é preparada para atender o aluno estrangeiro e não adota medidas estratégicas para minimizar as diferenças conceituais, sobretudo, linguisticas e idiomáticas e de conteúdos programáticos, nem mesmo em localidades de fronteira, nas quais a migração de alunos bolivianos para a rede de ensino municipal brasileiro é uma realidade evidente.
A atual configuração das relações sociais contemporâneas exige, de todos nós, cada vez mais, uma educação integrada, multicultural e apoiada nos principios de igualdade e da democracia. Em um momento em que os espaços se unem rompendo fronteiras, através da evolução dos meios de comunicação, evidencia-se fortemente a interdependência planetária que busca globalizar as relações sociais, politicas e econômicas.
No entanto, esbarra muitas vezes nos aspectos culturais e, sobretudo, lingüísticos pois no processo da globalização afloram-se as identidades culturais mais definidas, estruturadas e tradicionais. Nesse momento, grandes desafios são postos à Educação dentro de um mundo cada vez mais multicultural, no qual o dia-a-dia escolar é marcado pela forte heterogeneidade de seu público. Assim, a manifestação dos processos globalizantes tem repercutido diretamente nos sistemas educacionais.
Ajudar a transformar a interdependência real em solidariedade desejada, corresponde a uma das tarefas essenciais das educação. Deve, para isso, a escola, preparar cada individuo para se compreender a sí mesmo e ao outro, através de um melhor conhecimento do mundo. Um desses processos que mais se retificam na globalização e afetam o sistema educacional nacional são as migrações internacionais. Retornando a épocas históricas e assumindo formas variadas, segundo as épocas e as regiões, estes grandes movimentos de população persistem na era moderna e irá, certamente, intensificar-se dado que a imigração em área de fronteira constitui no dia-a-dia uma realidade de interdependência planetária. O acolhimento reservado aos migrantes pelos países que os recebem e a sua própria capacidade de se integrarem no novo ambiente humano são outras tantas referências que permitem medir o grau de abertura de uma sociedade moderna em relação ao que lhe é 'estrangeiro' ou 'diferente".
Prof. Angel Gabriel Andrade Aránguiz

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